Zero Desperdício

Refeições Servidas

3 3 7 2 1 3 7

Um Projeto: Dariacordar

Partilhar no Facebook

Quantos mais formos, melhor

Se chegou a esta página foi porque este movimento despertou algo em si. Há muitas formas de ajudar e qualquer tipo de contribuição faz a diferença. É aqui que se pode inscrever e fazer parte desta iniciativa, da maneira mais adequada para si.

ESTABELECIMENTOS ADERENTES

Os Estabelecimentos Aderentes são uma importante ajuda para acabar com o desperdício no país. É por causa desses locais que é possível alimentar cada vez mais pessoas carenciadas. E tudo a custo zero. Procuramos estabelecimentos (restaurantes, cantinas, cafetarias, refeitórios, hotéis, super e hipermercados) que possam doar refeições ou outros bens alimentares que não tenham sido servidos e que, apesar de estarem em boas condições, não possam ser vendidos. Por muito pouco que sobre ao fim do dia, são esses "poucos" que se tornam essenciais na distribuição a quem mais necessita. A comida é boa demais para o lixo. Se quiser, pode chegar à mesa de alguém.

ENTIDADES ADERENTES

Este é um movimento que funciona com base em entidades que queiram dar apoio na recolha e/ou distribuição de refeições. Em "Entidade Aderente" todas as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, ONGs, IPSSs, Misericórdias e outras Associações de Solidariedade Social podem fazer parte do Zero Desperdício.

VOLUNTÁRIO INDIVIDUAL

Em "Voluntário Individual" pode informar-se sobre a melhor maneira de ajudar.

VOLUNTÁRIO COLETIVO

Empresas, Instituições ou outro tipo de Associações que escolham prestar serviço a este movimento podem informar-se em "Voluntário Coletivo".

ESTABELECIMENTOS ADERENTES

Os Estabelecimentos Aderentes são uma importante ajuda para o Zero Desperdício. É por causa deles que é possível alimentar cada vez mais pessoas carenciadas. E tudo a custo zero. Procuramos estabelecimentos (restaurantes, cantinas, cafetarias, refeitórios, hotéis, super e hipermercados) que possam doar refeições ou outros bens alimentares que não tenham sido servidos e que, apesar de estarem em boas condições, não possam ser vendidos. Por muito pouco que sobre ao fim do dia, são esses "poucos" que se tornam essenciais na distribuição a quem mais necessita. A comida é boa demais para o lixo. Se quiser, pode chegar à mesa de alguém.

COMO FUNCIONA?

O Zero Desperdício faz a ligação com a entidade aderente que irá recolher os alimentos diretamente ao seu estabelecimento.

Os Estabelecimentos Aderentes podem ser identificados através de um dístico.

No caso dos Super e Hipermercados, recolhemos apenas as refeições confecionadas para take-away.

Depois de preencher o formulário, os seus dados irão ser encaminhados pela DariAcordar para as Entidades Aderentes mais próximas.

No formulário, a informação relativa a preço e tipo de cozinha serve apenas para facilitar a pesquisa de Restaurantes no nosso site.

O que não for aplicável ao seu estabelecimento, não precisa de ser preenchido.

Preencha o formulário para fazer parte deste movimento

ENTIDADES ADERENTES

As Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia têm uma presença essencial na mecânica do apoio aos desprotegidos, pois têm um contacto mais próximo com a população e com as suas instituições. Para podermos levar o máximo de refeições àqueles que delas precisam, convidamos as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia que se preocupam com a qualidade de vida dos seus habitantes a fazerem parte deste movimento.

As Entidades Aderentes têm um papel muito importante na ajuda aos mais desprotegidos. Afinal, é a partir do seu trabalho que muitas pessoas conseguem ter uma vida melhor. E tudo isso a troco de nada. O Zero Desperdício tem o mesmo objetivo. Por isso, procura IPSSs, ONGs, Misericórdias e outras Associações de Solidariedade que queiram juntar-se a este movimento no combate ao desperdício.

COMO FUNCIONA?

O Zero Desperdício estabelece o contacto entre os Estabelecimentos Aderentes da sua área que doam refeições e as Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais que as distribuem aos beneficiários. Cabe às Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais organizarem-se para fazerem a recolha dos alimentos junto dos Estabelecimentos Aderentes e os distribuírem aos beneficiários.

Uma vez que tanto as Câmaras Municipais como as Juntas de Freguesia conhecem em pormenor o número e o tipo de pessoas carenciadas da sua área, o Zero Desperdício confia nelas para gerirem a distribuição das refeições. O Zero Desperdício solicita apenas a comunicação regular do número de refeições distribuídas.

Preencha o formulário para fazer parte deste movimento

VOLUNTÁRIO INDIVIDUAL

Os voluntários do Zero Desperdício não precisam de talentos especiais ou de muito tempo livre. Precisamos apenas do tempo que puder dar e da mesma motivação que o trouxe até aqui. A colaboração de cada um faz a diferença. Dizemos isto por experiência própria. Afinal, bastou uma pessoa para impulsionar este movimento. Aqui a sua dedicação é compensada da melhor forma: dando oportunidade a quem dela precisa.

COMO FUNCIONA?

Os serviços que cada voluntário pode desempenhar são: recolha e/ou distribuição de alimentos, serviço admnistrativo, comunicação, organização de eventos, contabilidade e auditoria.

Os voluntários irão trabalhar em colaboração com Entidades Aderentes locais , que serão sinalizadas pelas respectivas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia , no âmbito do nosso Modelo Municipal de funcionamento.

Depois de inscrito, qualquer alteração de telefone, morada ou outra informação deve ser comunicada ao movimento.

Preencha o formulário para fazer parte deste movimento

VOLUNTÁRIO COLETIVO

Para fazer parte do Zero Desperdício, o mais importante é ter vontade de ajudar as pessoas que mais precisam. Para isso, necessitamos de voluntários individuais mas também de instituições, empresas, associações e ONGs que possam ser úteis em vários campos, como por exemplo no transporte mais qualificado ou no armazenamento das refeições.

COMO FUNCIONA?

Os voluntários coletivos poderão escolher as áreas em que querem e podem dar apoio.

Este será um serviço prestado ao Zero Desperdício, assim como a outras iniciativas apoiadas pelo movimento.

Depois de inscrito, qualquer alteração de telefone, morada ou outra informação deve ser comunicada ao movimento.

O Zero Desperdício irá entrar em contacto consigo para confirmar o seu registo e integrá-lo no movimento.

Preencha o formulário para fazer parte deste movimento